Bem-vindo ao meu website

Olá, nesse espaço vou compartilhar textos, citações, indicações de livros, enfim, tudo aquilo que considerar relevante e que possa estimular a reflexão sobre os variados assuntos relacionados ao comportamento humano.

Você é meu convidado para participar deste canal de comunicação. Sinta-se à vontade para registrar seus comentários, opiniões e dividí-los conosco.

Para estrear, aqui vai uma reflexão:

“Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque já tenha ouvido isso. Não acredite em algo simplesmente porque é falado por muitos. Não acredite em algo simplesmente porque é encontrado escrito em livros religiosos. Não acredite em qualquer coisa devido meramente à autoridade dos seus professores e anciãos. Não acredite em tradições porque foram proferidas por muitas gerações. Mas, após observação e análise, quando você achar que qualquer coisa está de acordo com a razão e é propício para o bem e benefício de um e todos, então aceite-o e viva de acordo com isso.”  – Buddha

Esta citação pode parecer contraditória neste espaço, afinal quem navega por aqui está em busca de algo. Pode confundi-lo, mas a intenção é justamente essa. Estamos habituados a nos apropriar de conceitos, significados e crenças de forma inconsciente. Ou seja, dificilmente as pessoas refletem sobre o que leem, escutam e observam no dia a dia. Absorvem do meio sem se questionar se de fato aquilo faz sentido em sua vida. Internalizam o que vem de fora sem se perguntar: isso faz sentido para mim? em que acredito? isso agrega algo em minha vida?

Esse movimento de indagação também acontece durante o processo psicoterapêutico, onde temos a oportunidade de rever tudo aquilo que dizemos acreditar.Questionar sobre o que se pensa e se diz. Ampliar a consciência sobre como vivemos e em que acreditamos, afinal.

Cada ser tem em seu interior sua própria verdade. Porém, esta não é e nunca será uma verdade absoluta. Já dizia o filósofo Nietzsche: ” não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.

Fique com aquilo que serve para você neste momento, no agora. Busque se questionar sobre o que lhe agrada, quais as suas crenças sobre os fatos. Pergunte-se, aquilo que foi interiorizado de fato é o que penso e acredito ou simplesmente me ensinaram de tal forma e neste momento apenas reproduzo um pensamento ou comportamento de forma inconsciente.

Experiencie, viva e aí sim se aproprie de algo, tome suas conclusões.

Espero que neste espaço você encontre algo significativo e que possa contribuir com sua própria caminhada.



Galeria

sinta.jpg
Sinta
Repense.jpg
Repense
post-feliz-header.jpg
Não resista às mudanças, abra-se para o novo
freedom-cliff1-e1424975740638.jpg
Viva